NOTÍCIAS

ACORDO FACILITARÁ O FLUXO DE CARGAS NO PORTO DE SANTOS

O Instituto Brasil Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegários (Abtra) selaram um acordo de cooperação que irá promover o acesso ao banco de dados, mantido pela associação, com informações sobre toda movimentação de cargas que chegam ao Porto de Santos.

O acesso do Ibama ao sistema informatizado da Abtra facilitará o trabalho de todas as ações do instituto referentes às operações de comércio exterior bem como diminuirá o tempo de tramitação de cargas no ambiente alfandegário. Esta integração tecnológica é um grande avanço na busca pela melhoraria do fluxo de cargas dentro do terminal portuário.

A vantagem deste acordo de acesso do Ibama ao banco de dados da Abtra é a obtenção de informações gerais sobre o comércio exterior no Porto de Santos, possibilitando-se o trabalho de gerenciamento de risco e formação de um banco de dados para futuros processos de decisões do Ibama quanto a ações referentes à importação e à exportação de cargas, além de se facilitar e agilizar a conclusão dos trabalhos do Ibama, quando houver necessidade, nas inspeções físicas de cargas.

O acordo, selado nesta última segunda-feira (14), foi realizado na sede da Abtra, em Santos, e contou com participação do presidente do Ibama, Volney Zanardi. Também estiveram presentes o diretor de Qualidade Ambiental do Ibama, Fernando Marques, o coordenador-geral de Gestão da Qualidade Ambiental, Gilberto Werneck, o superintendente do Ibama em São Paulo, Murilo Rocha, e o chefe do escritório do Ibama em Santos, Geraldo Motta. As informações são do Portal Brasil.