NOTÍCIAS

ASSINATURA DE ACORDO SEP E BÉLGICA

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, assinou nesta quarta-feira, dia 11de setembro de 2013, na embaixada da Bélgica, às 10h30, Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Portos (SEP) e o Centro de Treinamento do Porto de Antuérpia (APEC) com o objetivo de capacitar os trabalhadores portuários brasileiros, incluindo funcionários de escritório e trabalhadores portuários avulsos, com o oferecimento de cursos nas áreas de gestão, infraestrutura e obras portuárias, além do uso e manuseio de equipamentos portuários. 

Em uma primeira fase, o treinamento será destinado aos funcionários portuários de escritório dos órgãos públicos envolvidos com a matéria (SEP, ANTAQ, Docas e demais órgãos intervenientes), além das empresas privadas arrendatárias dos terminais portuários brasileiros. Esse treinamento será feito por professores Belgas da APEC que virão ao Brasil para disseminar, de maneira mais ampla em todo o País, as melhores práticas do setor portuário mundial. 

O treinamento destinado aos funcionários de escritório será organizado por intermédio de seminários de curto prazo, com previsão de 05 dias úteis, com início previsto para as 9h até, aproximadamente, 17h. Os cursos serão conduzidos em inglês. 

A segunda fase do programa incluirá o treinamento de professores brasileiros, a serem escolhidos pela SEP, nas instalações do Centro de Capacitação do Porto da Antuérpia - APEC, naquela Cidade Belga. Tais professores, quando de seu retorno, treinarão os trabalhadores portuários avulsos, principalmente com o uso de simuladores para movimentação de contêineres (transteineres e porteineres). 

O Acordo a ser assinado terá grande importância para o setor, na medida em que possibilitará maior interface entre os setores público e privado e permitirá o cumprimento de um dos artigos da nova Lei dos Portos que determina o treinamento, qualificação e certificação profissional dos trabalhadores portuários. 

Fonte: Secretaria de Portos