NOTÍCIAS

BRASIL E ARGENTINA DISCUTEM MECANISMOS PARA AUMENTAR COMÉRCIO BILATERAL

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, reuniu-se na tarde dessa sexta-feira, em Buenos Aires, com autoridades argentinas para discutir mecanismos de ampliação do comércio bilateral. No encontro com o chefe de gabinete de ministros, Jorge Capitanich, o ministro da Economia, Axel Kicillof, a ministra da Indústria, Débora Giorgi, e o presidente do Banco Central argentino, Juan Carlos Fábrega, também foi discutida a oferta comum do Mercosul à União Europeia. A troca dará início a negociação de acordo de livre comércio entre os blocos econômicos.

"Tratamos de mecanismos que possam aumentar nosso comércio de forma geral, sem nos atermos a setores específicos", disse Borges. No ano passado, o comércio bilateral somou US$ 36 bilhões. A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China e dos Estados Unidos.

Mais cedo, o ministro almoçou com executivos de empresas brasileiras que mantém operações na Argentina, na embaixada do Brasil. Os empresários, de setores variados (mineração, óleo de gás, automotivo, financeiro, construção civil e alimentos), fizeram relatos de suas operações no país vizinho e reafirmaram a disposição de manter seus investimentos.

Fonte: MDIC