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GOVERNO AMPLIA SERVIÇO DE INFORMAÇÕES SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR

Foi lançada durante o Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial), em Jaraguá do Sul-SC, a nova versão do Serviço Brasileiro de Informações de Comércio Exterior (Comex-Responde), que unifica o atendimento por meio de 23 órgãos públicos do governo federal para responder dúvidas sobre diversos temas da área, como normas e estatísticas de exportação e importação, acordos comerciais, oportunidades comerciais, propriedade intelectual, logística e transportes, entre outros.

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – SINDASP explica que o Comex-Responde é gerido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e, com a ampliação, todos os órgãos intervenientes passam a utilizar o canal para responder às questões dos usuários e providenciar esclarecimentos sobre os assuntos de suas áreas de competência.

A prestação das informações no Comex-Responde é gratuita e a consulta é realizada de forma clara e objetiva. Cabe ressaltar, no entanto, que não é objeto de resposta do serviço solicitações de providências e consultas relativas a processos e requerimentos individuais. O serviço contabilizou mais de 100 mil acessos no mês de maio e a expectativa é de que o número de usuários aumente ainda mais, a partir de agora, com a integração dos órgãos.

O que é o Encomex

O Encomex Empresarial tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados.

Para atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), do Governo do Estado de Santa Catarina, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), da Prefeitura de Jaraguá do Sul, do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, entre outros.