NOTÍCIAS

GOVERNO PREPARA MAIS ESTÍMULOS PARA EXPORTAÇÕES

Preocupado com a perspectiva de uma queda ainda mais acentuada das exportações, que ameaça comprometer a retomada do crescimento da economia brasileira em 2013, o governo vai lançar novas medidas para melhorar o desempenho do comércio exterior. Mudanças regulatórias para a ampliação de instrumentos de garantia do crédito à exportação estão sendo preparadas pela área econômica, segundo apurou a ‘Agência Estado’.

A estratégia é melhorar a regulação do sistema de garantias - colaterais, facilitando a obtenção de crédito pelas empresas exportadoras. Entre as medidas, o governo vai facilitar o uso de recebíveis (receita futura) como garantia dos financiamentos à exportação. Uma empresa que fornece algum produto ou serviço, por exemplo, para o mercado doméstico, mas também é exportadora, poderá usar esses recebíveis como garantia do financiamento à exportação.

Dessa forma, será criado um sistema de crédito à exportação vinculado à receita futura. "Em geral, hoje é difícil isso acontecer", disse uma fonte.

Será criado um sistema regulatório que permitirá ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES aceitar esse recebível como garantia do financiamento do banco à empresa exportadora. "Esse papel (o recebível), do jeito que é hoje, não é uma garantia aceita dentro da regulação", disse a fonte.

Fonte: Estado de São Paulo