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HORÁRIOS E ATENDIMENTO EM TERMINAL DE CARGA EM VIRACOPOS AINDA NÃO TEM ALTERAÇÕES

A ampliação do horário de atendimento nos aeroportos dos Estados de São Paulo, Amazonas e Brasília, para 24 horas - conforme definição da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias – Conaero -, está em vigor há pouco mais de um mês. A mudança tem o objetivo de aumentar o ganho no tempo médio e no custo de liberação de cargas. 

Embora a mudança no atendimento já ser considerada positiva para os demais aeroportos, em Viracopos (Campinas –SP) a adoção dos novos horários pelos órgãos anuentes foi realizada de forma precária e ainda há situações pontuais que necessitam ser revistas. 

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo - SP está a par da situação, e acompanha ativamente, bem como de outros problemas locais, relatados por associados, como a demora na liberação das mercadorias parametrizadas nos canais vermelho e amarelo, que tem levado de oito a 10 dias para ser finalizada, ainda com piora no prazo de liberação, podendo chegar a 15 dias úteis, no caso do fiscal da Receita Federal tiver uma dúvida técnica sobre a carga e solicitar a orientação de um engenheiro credenciado pelo órgão. 

“Este fato vem acarretando enormes prejuízos aos importadores, que arcam com os custos da armazenagem durante todo este período, e também aos demais agentes da cadeia produtiva do Brasil, uma vez que os atrasos na chegada dos insumos podem ocasionar a paralisação de linhas de produção, comprometendo este setor”, afirmou o presidente do Sindasp, Valdir Santos. 

O Sindasp aguarda resposta de um ofício encaminhado aos dirigentes responsáveis pelas operações no Terminal de Carga em Viracopos para agendar uma reunião e deliberarem uma solução para as problemáticas em questão.


Texto: Débora Luz
Edição: Lenilde De Léon