NOTÍCIAS

TRANSPORTE DE CARGAS CRESCE 31%

O aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto começou 2014 com alta na demanda pelo transporte de cargas. E a tendência é que as operações aumentem ainda mais neste ano, com o início da operação do terminal internacional de cargas.

De acordo com os dados do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), foram transportadas 61,7 toneladas no mês passado, volume 31,4% superior em relação ao mesmo mês do ano passado, de 46,9 toneladas.

De acordo com Eduardo Molina, gerente regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Ribeirão, em volume, os números ainda não são expressivos porque as cargas são mais leves e pequenas, mas com alto valor adicionado.

“São alguns rolamentos, componentes eletrônicos e um pouco de produtos fármacos”, diz o gerente. Ainda segundo ele, o aumento na movimentação de cargas em janeiro confirma a demanda da cidade e da região pelo terminal internacional de cargas.

“Há a expectativa para o início das operações, que vai facilitar e ajudar a desenvolver os negócios das empresas de toda a região”, diz.

A estimativa do Ciesp Ribeirão é que o terminal irá movimentar pelo menos R$ 1,4 bilhão na economia anual de Ribeirão por conta da captação de cargas exportadas e importadas.

A expectativa de exportação a partir do Leite Lopes é de 2.160 toneladas no primeiro ano de operação do terminal. E as importações previstas devem somar 4.320 toneladas.

Ontem, o Daesp não informou quando as operações do terminal vão começar, mas a previsão é que seja ainda neste ano. 

A Tead Brasil, concessionária responsável pela operação, foi procurada pela reportagem mas não quis se pronunciar.

Passageiros
No setor de aeronaves e passageiros o ano começou com o pé esquerdo no terminal. 

O fluxo foi de 76 mil pessoas e 4,4 mil pousos e decolagens de aeronaves, números 5,3% menores em relação a janeiro de 2013.

Fonte: Jornal A Cidade